Estabelecer o aleitamento materno é um dos pilares para o cuidado com o recém-nascido. No Neocenter Maternidade o estímulo ao aleitamento materno ocorre ainda na sala de parto, mesmo nos bebês prematuros. Sempre que um bebê prematuro vai nascer, a equipe multidisciplinar é acionada e é feita a coleta do colostro, o primeiro leite produzido pela mãe que é rico em nutrientes e anticorpos.
Dependendo do grau de prematuridade, a internação na UTI neonatal poderá ser longa e, por isso orientamos as mamães desde o primeiro dia sobre ordenha do leite materno a beira leito, ao lado de seu bebê.
Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido prematuro pode precisar de outras formas de nutrição, como soroterapia ou nutrição parenteral, mas conforme seu organismo se desenvolve, o volume de dieta aumenta e outras formas de nutrição não serão mais necessárias. E nada melhor e mais saudável do que o leite materno nesse momento.
Com o crescimento e estabilidade clínica do bebê, chega a tão esperada hora: a primeira mamada. Muitas vezes é necessário acompanhamento da equipe de fonoaudiologia e enfermagem para que o bebê prematuro aprenda a mamar de forma coordenada e com vigor. Mamãe e bebê estabelecem uma rotina de treinamento e os pais são estimulados a permanecer longos períodos na unidade neonatal para que a amamentação possa ser estabelecida.
E se por algum motivo um bebê prematuro não puder sugar em seio materno não há razão para preocupação. A equipe multidisciplinar volta a se reunir e, junto com a família, buscamos a melhor forma de nutrir o bebê, com respeito e amor.