A confirmação de uma gravidez é celebrada pelos pais com muita alegria, uma vez que a partir desse momento passam a viver a expectativa da chegada do seu filho. No entanto, quando a gravidez é de risco ou o nascimento prematuro (antes das 37 semanas de gestação), o momento passa a ser de grande aflição, uma vez que a prematuridade exige cuidados especiais, podendo fazer com que a criança permaneça dias, semanas ou até meses na UTI neonatal. Por isso mesmo, a alta hospitalar é um momento especial na vida do casal. Ela é aguardada com muita ansiedade e significa uma vitória e o início de uma nova etapa que também vai exigir atenção.
Certos cuidados devem ser adotados pelas famílias para garantir um ambiente seguro para a chegada do bebê prematuro em casa e os pais têm papel fundamental nesse processo.
Como forma de ajudar nesse momento, seguem algumas dicas importantes:
Na hora de dormir, deixe o bebê de barriga para cima. O berço não deve conter travesseiros, cobertas ou enfeites, apenas um lençol bem esticado sobre o colchão. Em dias mais frios, use camadas de roupas para garantir que o bebê fique quentinho. Lembre-se que geralmente os bebês prematuros apresentam baixo peso ao nascer, o que dificulta que mantenham a temperatura corporal ideal.
- É importante que a casa e, em particular, o quarto do bebê prematuro fiquem bem arejados.
- As narinas e vias aéreas dos bebês prematuros são estreitas e a presença de secreções pode comprometer sua respiração. Tenha sempre a disposição soro fisiológico para lavagem nasal quando observar “roncos” e antes das mamadas.
- Para evitar doenças e infecções, os pais devem tomar a vacina antigripal e orientar os familiares a fazerem o mesmo para não contaminar o bebê prematuro, cujo organismo é frágil.
- Todos devem lavar as mãos antes de pegar o bebê.
- O cigarro deve ser proibido. Os pais não devem permitir que fumem na casa, principalmente no quarto da criança.