Vacina BCG: parceria entre o Grupo Neocenter e Vaccine oferece vacina BCG gratuita para bebês nascidos no Neocenter Maternidade

Postado na categoria Artigos em e atualizado em 23 de março de 2023


Temida no passado pelo número de mortes, a tuberculose continua a ser um problema de saúde pública mundial. A manutenção da cobertura vacinal maciça é fundamental para não se agravar. Apenas em 2020 foram diagnosticados 66.819 novos casos no país. Em 2019, 4,5 mil pessoas já haviam morrido devido ao agravamento da doença. A tuberculose, além de afetar os pulmões, também pode comprometer ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 

Para evitar a proliferação da doença é essencial a imunização da população com a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin). A cobertura vacinal geral no Brasil está em 55% segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o que é insuficiente no controle de doenças infecciosas, como a tuberculose.

 

Dificuldades de encontrar a vacina BCG

 

De acordo com o Enfermeiro e Responsável Técnico pela Vaccine, empresa parceira do Neocenter, Adalton Neto a vacina BCG, as famílias têm tido dificuldades em encontrar a vacina BCG nos postos de saúde do país, pois está racionalizada, devido à interrupção da produção nacional.

 

Diante disso, “até que a oferta da vacina seja normalizada pela Fundação Ataulpho de Paiva, única produtora nacional, o país tem adquirido as doses junto à Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), o que demanda uma logística diferente, tendo em vista que cada frasco tem 10 doses que devem ser aplicadas no intervalo de 6 horas”, destaca.

 

 

A vacina BCG

 

Em 1974, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), entrou para o calendário de vacinação do Programa Amplo de Imunizações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 1976, o Ministério da Saúde tornou obrigatória sua administração às crianças brasileiras.

 

A vacina BCG previne não apenas a tuberculose, como também a meningite tuberculosa e, de forma cruzada, a hanseníase. Estes quadros infecciosos graves podem colocar em risco o desenvolvimento do bebê e até mesmo a sua sobrevida.

 

A aplicação da vacina deve ser realizada prioritariamente nas 12 primeiras horas de vida ou antes que a criança complete 5 anos. Assim, os pequenos estarão protegidos do Bacilo de Kock, bactéria causadora da maioria dos casos de tuberculose, e que pode ser transmitida por pacientes sintomáticos ou por pessoas que, uma vez infectadas, não apresentam sintomas.

 

Dentre os sinais clássicos da doença estão a tosse, às vezes com expectoração com sangue, além de falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

 

Parceria

 

Para auxiliar as famílias e contribuir na cobertura vacinal das crianças, o Neocenter Maternidade fez uma parceria com a empresa Vaccine, para imunização dos bebês nascidos na unidade gratuitamente. “A equipe da Vaccine visita as famílias três vezes por semana no hospital a fim de fornecer orientações sobre a BCG e outras vacinas que devem ser aplicadas nos dois primeiros anos de vida. Na oportunidade é fornecido um voucher de gratuidade para a dose da BCG que no setor privado, varia entre R$150 a R$180”, explica.

 

Com 20 anos de mercado e quatro unidades no Paraná, a Vaccine está em Belo Horizonte há dois anos, e conta com duas unidades especializadas em tornar o momento da vacinação mais confortável para crianças e adultos.

 

Conheça a Vaccine

Home

Receba novidades


Digite seu e-mail no campo ao lado para se cadastrar!