Tomar alguns cuidados, como manter o recém-nascido no bercinho enquanto está se sentindo sonolenta é uma alternativa.
Ficar com o bebê na cama no pós-parto pode não ser a melhor opção, pensando na segurança do bebê. Um dos motivos é a exaustão da mãe e do acompanhante que pode fazer com que sem querer, o recém-nascido sofra uma queda.
Além das horas do trabalho de parto normal, o tremor causado pela anestesia e a comodidade de ficar com o bebê no colo para evitar levantar-se para amamentá-lo são fatores que contribuem para a ocorrência de quedas de bebês em unidades de saúde.
Para evitar que isso aconteça, o Neocenter orienta aos familiares a manterem o bebê no bercinho, principalmente nas primeiras horas após o nascimento e no período noturno.
A queda do bebê pode acarretar inúmeras situações, podendo inclusive não ocorrer nenhuma delas. Porém, de acordo com a médica pediatra e Diretora Técnica do Neocenter Maternidade, Dra. Tilza Tavares, em todos os casos de quedas, alguns protocolos são seguidos na instituição visando garantir a segurança do paciente. “O bebê que sofre qualquer nível de queda dentro do Neocenter, necessariamente precisa ser avaliado com a inclusão de alguns exames, como a tomografia computadorizada”, explica.
“Percebemos no dia a dia a vontade das mães quererem ficar com seus bebês no colo no período noturno e pós-parto, muitas vezes para facilitar a amamentação durante a madrugada ou mesmo para ficar mais próxima do filho, no entanto, esse ato pode ser perigoso. Diante disso, orientamos que nesse período, o melhor para mãe e filho é utilizar o bercinho, garantindo assim mais segurança para ambos”, completa Tilza Tavares.
Entenda: possíveis consequências da queda no bebê
O bebê pode ter desde sintomas mais leves a até a morte. Veja algumas das ocorrências:
- Hematomas
- Cortes
- Sangramentos
- Vômitos
- Letargia
- Irritabilidade
- Traumatismo craniano
- Sequelas, como a convulsão
Como dissemos, o uso do bercinho para o seu bebê enquanto estiverem na unidade de saúde é a melhor medida para cuidar da segurança do seu filho, principalmente nos horários posteriores ao em que mãe e acompanhante estão mais cansados.